Todas as Construtoras, Um Só Corretor!
Complexos que combinam moradia e serviços médicos estão em alta no mercado imobiliário. Projetos têm boa aceitação e atendem a demanda do turismo de saúde
Conectar serviços de saúde com imóveis comerciais e residenciais é uma nova tendência do mercado imobiliário nacional. Em diversas capitais brasileiras, empreendimentos que combinam unidades para moradia, consultórios médicos e hospitais ou clínicas têm sido lançados com grande êxito de vendas.
Em São Paulo, a esquina da Rua dos Pinheiros com a Avenida Rebouças, na Zona Oeste, uma das mais valorizadas da cidade, receberá um complexo multiúso da gestora Tellus e da SDI Desenvolvimento Imobiliário. Além da torre residencial com 105 apartamentos, o empreendimento contará com a nova unidade do Hospital Infantil Sabará.
Com inauguração prevista para 2026, será o mais moderno e bem equipado complexo pediátrico do país, com projeto arquitetônico do escritório Perkins&Will e paisagismo de Ricardo Cardim. A unidade terá mais de 200 leitos de internação, pronto-socorro, centros cirúrgico e de diagnóstico e especialidades de alta complexidade para atender à demanda de pacientes de São Paulo e de outros estados.
Não muito distante dali, no mesmo bairro, a incorporadora you,inc inaugurou duas das três operações — Home, Health e Hotel — do Core Pinheiros. O empreendimento “mixed used” tem desde estúdio a unidades com até três dormitórios, um hotel Radisson com 152 quartos e torre de consultórios. No térreo, está prevista para ser inaugurada no início do ano que vem uma unidade do Hospital Israelita Albert Einstein.
“Sempre buscamos inovar em nossos empreendimentos. A combinação de moradia, hotel e serviços de saúde é algo novo na cidade e inédito aqui na região”, afirma Tatiana Muszcat, diretora de Marketing da incorporadora, destacando que São Paulo recebe muitas pessoas de fora para tratamento de saúde. “O empreendimento vem para atender esse público.”
Todas as unidades residenciais e os consultórios já foram vendidos. No momento, só estão disponíveis as suítes hoteleiras, sob gestão da Atlantica Hospitalit y International (AHI).
Em Mossoró (RN) e em João Pessoa (PB), a Construtora Massai lançou dois projetos da coleção Omni Life & Health, que combinam edifícios para moradia ou locação com operação médico-hospitalar, visando atender clientes do estado onde estão sediados e outros dos arredores.
“Aqui no Nordeste, é comum as pessoas precisarem viajar a São Paulo para ter um atendimento de saúde adequado. Nossa ideia com os empreendimentos é suprir essa demanda. Já vendemos 80% dos apartamentos e 67% dos ‘flats’, em geral, para médicos que adquiriram também um consultório”, comenta Alysson Nunes, sócio-diretor da Massai.
Os espaços já estão adaptados à legislação vigente e às normas da Anvisa sobre descarte de materiais contaminantes e coleta especializada de rejeitos médicos. Haverá ainda um elevador exclusivo para os profissionais de saúde.
PASSO À FRENTE
Em Curitiba, o empreendimento Bioos, da Construtora Laguna, vai além nesse novo conceito. As torres residencial e de consultórios se conectam sobre uma laje de 2,5 mil metros quadrados, onde funcionará um “day hospital”, para cirurgias de baixa complexidade, sem necessidade de internação. O térreo abrigará lojas e uma panificadora premium.
A novidade aqui está no perfil do público: para comprar um apartamento no Bioos é preciso que pelo menos um dos moradores tenha 60 anos ou mais. Segundo o IBGE, 14,7% da população brasileira em 2022 estava nessa faixa etária — cerca de 31,2 milhões de pessoas.
“Pode ser pai ou mãe que more com um dos filhos. Criamos esse filtro para manter o conceito original e evitar que os futuros herdeiros usem o imóvel de outra forma”, avisa André Marin, diretor de Incorporação da empresa.
Os apartamentos têm entre 58 e 78 metros quadrados e são adaptados para o público-alvo: portas mais largas, elevadores habilitados para o transporte de macas, tomadas inteligentes que desligam eletrodomésticos automaticamente, sensor de fumaça na cozinha e botão SOS, entre outros itens.
Além disso, o condomínio oferecerá serviço de enfermaria 24 horas e um programa de entretenimento realizado por parceiro especializado, que organizará passeios para os condôminos: de sessão de teatro a excursões pelos parques da cidade.
A inspiração, segundo o diretor, veio de uma visita ao condomínio The Villages, na Flórida (EUA). Criado nos anos 1970, o lugar tornou-se referência de bem-estar e qualidade de vida para os aposentados norte-americanos com mais de 55 anos. Lojas, bares, restaurantes, centros esportivos e de lazer garantem a animação dos cerca de 80 mil habitantes do local.
“Não gostaríamos de fazer um asilo, onde o morador passe a tarde inteira vendo TV. O empreendimento terá sala de artes, piscina, espaço gourmet, spa, academia e um piano-bar no condomínio”, informa Marin. “Há uma mudança de comportamento das pessoas dessa faixa etária: elas são muito ativas, independentes e não querem mais ficar sob os cuidados dos filhos”, avalia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em: