Comprar imóveis para investir se tornou mais acessível, já que atualmente existem opções com aportes menores e que trazem rentabilidade semelhante.
De acordo com o levantamento realizado pela ImovelWeb, a rentabilidade imobiliária que relaciona o preço de venda e valor de locação, mostrou que são necessários 17,5 anos para recuperar o dinheiro investido imóveis em São Paulo. Embora pareça muito tempo, quando comparado com o preço/lucro médio das 92 ações que formam o Ibovespa, a diferença é pouca, já que o resultado do Ibovespa é de 11.9.
Vale ressaltar que, a rentabilidade imobiliária caiu 5,5% em comparação com 2021, o que indica um cenário positivo para o investidor, pois está levando menos tempo para que o capital investido seja recuperado.
Na capital paulista o preço dos aluguéis subiram 9,6% somente nos últimos 12 meses, superando a inflação acumulada de 6,47%. O valor dos imóveis a venda também subiram 5,7%, ficando abaixo do IPCA no acumulado de 12 meses.
Região e valores
As regiões periféricas são as que oferecem melhores retornos. A Zona Leste e Sul de São Paulo são os principais pontos na mira dos investidores e chamam atenção no mercado imobiliário.
Quando se trata de venda, os imóveis mais caros estão localizados na Zona Oeste. Com o preço do m² chegando a R$15,2 mil. Na Cidade Tiradentes, o valor atinge R$2,8 mil, o mais barato do levantamento. Moema e Pinheiros estão na segunda e terceira posição do ranking dos mais caros, tanto na modalidade de aluguel, quanto na compra.