Na medida em que a população envelhece no Brasil, as empresas tentam entender os hábitos dos consumidores com mais de 50 anos. Sobretudo para aquelas que atuam em ambiente digital, o recorte de comportamento dessa faixa etária faz diferença na hora de ofertar produtos. Em relação ao mercado imobiliário, cada vez mais pessoas utilizam a internet para fazer compra e venda ou mesmo alugar.
De acordo com a pesquisa Habitar 50+, da imobiliária QuintoAndar, o aluguel ainda é uma fonte de renda, embora haja outras opções no mercado financeiro para viver de renda. Para 78% dos entrevistados com mais de 50 anos, o dinheiro da locação serve para complementar a renda da aposentadoria.
“A cada 21 segundos um brasileiro faz 50 anos. Conhecer a fundo o perfil e as necessidades desse público é primordial para as marcas. Para nós, é importante entender o nível de afinidade dessa parcela da população com produtos e serviços digitais e o quanto isso impacta nas questões relacionadas à moradia”, diz, em nota, Soraia Marioti, chefe de consumo e mercado do QuintoAndar.
O levantamento, que ouviu 600 clientes e pessoas interessadas em fazer negócio com o QuintoAndar em São Paulo, Belo Horizonte e Recife, mostrou ainda que 98% desses cidadãos mais sêniors possuem acesso a internet e 76% usam a rede todos os dias. A pesquisa mostra ainda que 41% deles faz compras e vendas on-line.
De acordo com o levantamento, o sonho da casa própria segue aceso entre os brasileiros dessa faixa etária, sendo listado como uma preocupação, assim como os cuidados com a saúde.
Em relação aos que venderam seus imóveis, 15% buscava mais espaço, outros 9% afirmou ter vontade de investir em uma casa perto de comércio/metrô para melhorar o deslocamento e 8% queria mudar de local por considerar a região perigosa.